segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Ciclovia é uma opção para quem quer uma vida saudável mesmo nas férias


Para manter o espaço seguro a todos, alguns cuidados devem ser levados em conta


Mesmo com o calor, muitas pessoas não deixam de se exercitar e, para quem quer continuar mantendo uma vida saudável mesmo no período de férias, Campo Bom conta com várias opções. Entre elas está a Ciclovia. Atualmente com 22 quilômetros de extensão, o espaço permite que milhares de campo-bonenses pratiquem ciclismo, corrida ou caminhadas. Construída em 1977, quando o município foi o primeiro na América Latina a ter uma Ciclovia, o espaço destaca-se pela qualidade, pois além de passar por toda a cidade e ser completamente sinalizada, conta com características que são um diferencial na hora da caminhada, como as árvores que trazem sombras em alguns pontos, pergolados e informações disponibilizadas por totens. Porém, para que todos possam aproveitar da melhor maneira este espaço privilegiado, alguns cuidados são necessários.

Não é nada difícil encontrar um campo-bonense, ou até mesmo visitantes, na ciclovia de Campo Bom. A qualquer hora do dia é possível ver pessoas correndo, caminhando, passeando com os cachorros ou andando de bicicleta, como o pequeno João Vitor, 7 anos, que acompanhava a caminhada da mãe Nersi Ritter, 47. “É um espaço ótimo, onde eu e meu filho podemos fazer nossas atividades físicas com segurança. Enquanto eu caminho, ele anda de bicicleta. O João adora vir comigo!”, disse a auxiliar administrativa. A administradora Leila Tondin, 38, aproveita para caminhar sempre ao final do dia. “É um espaço privilegiado que Campo Bom tem. A ciclovia começa na frente da minha casa, não tenho trabalho em me deslocar”, afirmou.

Assim como no trânsito, a ciclovia também exige alguns cuidados para que todos possam aproveitar este espaço de maneira segura. Conforme o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Raul Fröhlich, quem está na ciclovia deve procurar andar sempre pela direita, deixando a esquerda livre para ultrapassagem de ciclistas e corredores. “Os cruzamentos devem ser respeitados, lembrando sempre que a preferência é de quem está na ciclovia. Para os cruzamentos com semáforos, todos devem ficar atentos a sua vez de cruzar o local. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o maior sempre cuida do menor,” ressaltou.

Outro cuidado que deve ser levado em consideração é relacionado aos pets, pois muitos donos de cães gostam de levá-los para passear na ciclovia. Para não prejudicar a saúde do cachorro é importante evitar os horários de muito calor e verificar se o chão não está quente para que não machuque as patas do bichinho. Além disso, os donos devem levar água e saquinhos plásticos para recolher as fezes.

Fique atento

As altas temperaturas também exigem cuidados especiais com a saúde e a hidratação é fundamental para evitar qualquer tipo de mal-estar. Veja algumas dicas para se exercitar tranquilamente na ciclovia:

- Use roupas de tecidos leves como algodão, que absorvem mais rapidamente o suor. Evite tecidos sintéticos;

- Não se esqueça de fazer aquecimento;

- Para quem está saindo do sedentarismo, uma dica é começar com caminhadas leves, de 30 a 40 minutos;

- O líquido perdido durante a atividade deve ser reposto, portanto beba bastante água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.