quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Plantio de citronela reforça o combate ao Aedes aegypti em Campo Bom



Ação realizada hoje, no Centro, abre o projeto Todos contra o Aedes, que promoverá a distribuição e cultivo de mudas da planta no decorrer do ano

Para reforçar a conscientização e apoio da comunidade na luta contra o Aedes aegypti, a Administração Municipal promoveu hoje, dia 17, o plantio de 30 mudas de citronela nos canteiros da praça João Blos. Também conhecida como capim santo, a citronela produz substâncias que repelem naturalmente o mosquito que é transmissor do zika vírus, chikungunya e dengue, sendo protagonista do projeto Todos contra o Aedes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e que pretende espalhar cerca de 2.000 mudas da planta em pontos estratégicos de Campo Bom. Além da citronela, cuja plantação também será estimulada na comunidade, o projeto prevê disseminar o plantio da Crotalária (que atrai as libélulas predadoras do mosquito). "Isoladamente estas plantas não agem contra o mosquito, mas se somam aos cuidados que todos devem ter em casa quanto ao combate aos criadouros", destaca o titular da Sema, José Orth.  Paralelamente ao plantio que se estenderá para outros espaços públicos (como escolas e parques) o projeto prevê a distribuição gratuita de mudas entre gestantes atendidas pela rede municipal de saúde e de material informativo com orientações sobre a guerra ao Aedes aegypti.

 “Por sua ação repelente a citronela é um auxílio nessa campanha e a melhor forma de uso é por meio da solução feita a partir de suas folhas. Em geral, essa solução, que pode ser feita em casa, tem grande durabilidade e os custos de produção são mínimos”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental de Campo Bom, Ranieri Martini. No material informativo distribuído pela Prefeitura há receitas que ensinam a produzir os repelentes caseiros naturais com a planta. "Só que nada disso substitui o cuidado com água parada e ambientes favoráveis ao desenvolvimento do mosquito. O compromisso de não dar condições para a reprodução do Aedes é de cada morador e deve ser contínuo. A citronela é um reforço, mas não a solução", enfatiza a secretária de Saúde em exercício Dorothea Thobe. Além do plantio  pela cidade, a Sema pretende distribuir mudas de citronela para a comunidade em eventos específicos, como a Festa da Vida, no início de abril. O projeto prevê ainda a produção de mudas no Horto Municipal e no espaço do projeto FlorAção para posterior distribuição aos moradores.

Trabalho intenso e contínuo pelo combate ao mosquito

Campo Bom está engajada ao trabalho que é realizado pelo Ministério da Saúde em todo o país. Reuniões, cursos e capacitações ocorrem frequentemente com as equipes que atuam no combate ao mosquito. Os 70 agentes de saúde do Município se uniram à estratégia como porta-vozes entre Vigilância Ambiental e comunidade. Além de fazerem a visita domiciliar aos usuários, os agentes de saúde ficam responsáveis por preencher um memorando com informações sobre residências que apresentem algum risco ou que possam conter focos de larvas do mosquito. Inúmeros pontos estratégicos de observação estão espalhados pela cidade e são monitorados periodicamente. Os agentes também têm participado de eventos, distribuindo materiais informativos e prestando esclarecimentos, como no Dia Nacional de Luta contra o Aedes aegypti, realizado no último sábado, 12.

Fique atento

Quem souber de possíveis focos da doença em sua vizinhança, pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental para denúncias pelo telefone 3598-8600, ramal 8763. Em casos de água parada em piscinas de residências, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve ser procurada para averiguação. Mais informações pelo telefone 3598.8610, ramal 8643. Quando existe um terreno baldio onde há muito mato ou depósito de lixo, a Fiscalização, da Secretaria de Finanças, deverá ser avisada pelo número 3598.8610, ramal 8675. Nesse caso, o proprietário será acionado para tomar as medidas cabíveis, sendo notificando para realizar a limpeza do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.